Aceitar um papel que Robert De Niro tornou icônico não é para qualquer um. Javier Bardem sabia disso quando assinou para viver Max Cady em Cabo do Medo, nova série do Apple TV+ que estreia em 5 de junho. E sua primeira atitude foi encarar o medo de frente.
Ele alugou uma sala de cinema em Madrid, comprou pipoca, comprou refrigerante zero, e assistiu ao filme de Martin Scorsese completamente sozinho. Quando as luzes apagaram e a película começou, ele disse em voz alta o que estava sentindo.
“Enquanto eu estava naquela sala escura, meio que pedi a bênção de De Niro. Você fez isso. É absolutamente icônico. E não estou tentando me comparar. Só vou fazer a minha versão. Espero que você possa abençoar isso. E obrigado por tudo o que fez.”
O personagem que assombra qualquer ator
Max Cady é um dos vilões mais perturbadores da história do cinema americano. Na versão original de 1962 com Gregory Peck, ele era ameaçador. No remake de 1991, com De Niro na pele do personagem e Scorsese na direção, ele se tornou algo que vai além da definição de antagonista. É uma presença que nunca sai da memória.
Bardem foi honesto sobre o aviso que ele mesmo se deu ao aceitar o papel: “Não tente, Javier, chegar perto do que De Niro fez com aquela performance icônica. Você não vai conseguir. Você está muito distante dele como ator. Nem tente.”
Reconhecer isso em voz alta, antes de qualquer ensaio, foi o que permitiu ao ator encontrar o caminho próprio.
Sobre a série
Cabo do Medo é criada por Nick Antosca, responsável por O Ato e Candy, e baseada tanto no romance original Os Executores quanto no clássico de 1991. A história acompanha Anna e Tom Bowden, um casal de advogados cuja vida é destruída quando Max Cady sai da prisão com uma única coisa em mente: vingança.
Amy Adams vive Anna. Patrick Wilson é Tom. Martin Scorsese e Steven Spielberg são produtores executivos. Morten Tyldum, diretor de Silo, comanda o episódio piloto.
A série tem dez episódios encomendados. Cabo do Medo estreia em 5 de junho no Apple TV+.